segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Engenheiros avaliam estádio em Salvador; suspeita é de desgaste
Da folha Online

Engenheiros do Departamento de Polícia Técnica da Bahia analisam desde o começo da manhã desta segunda-feira a arquibancada do anel superior do estádio Fonte Nova, em Salvador (BA).
Na noite de ontem (25), parte da estrutura cedeu abrindo um vão de 17 metros, e oito torcedores caíram de uma altura de aproximadamente 20 metros. Sete morreram. Outras 85 pessoas ficaram feridas, de acordo com a Polícia Militar, sendo quatro em estado grave.
De acordo com o diretor do Departamento de Polícia Técnica, Raul Barreto Filho, uma das hipóteses investigadas é a de que o desabamento tenha ocorrido por desgaste de material. O anel superior do Fonte Nova foi construído em 1971.

Um relatório divulgado pelo Sinaenco (Sindicato de Arquitetura e Engenharia) no dia 1º de novembro aponta o estádio da Fonte Nova como o pior do país. No total, o sindicato avaliou 29 estádios. O documento afirma que o estádio está em "estado lastimável" devido à falta de manutenção e não oferece "nenhum conforto e segurança para os usuários".
O Fonte Nova está interditado desde ontem, por determinação do governador da Bahia, Jaques Wagner, comunicada em nota oficial.
Os engenheiros da Polícia Técnica começaram a analisar o estádio ontem. Como era noite e o local estava repleto de torcedores, porém, os trabalhos foram interrompidos e retomados hoje. O prazo para emissão de um laudo sobre as causas do acidente é de dez dias, mas pode ser prorrogado.

O inquérito que investiga o caso é conduzido pela 6ª CP (Brotas). Ontem, a delegada Maria Andrade Ramos disse que quer ouvir testemunhas e representantes da diretoria do estádio, do governo do Estado e da Federação Baiana de Futebol.
Cerca de 60 mil pessoas estavam no estádio Octávio Mangabeira --nome oficial da Fonte Nova-- no momento do acidente. Elas tinham acabado de assistir uma partida entre Bahia e Vila Nova que terminou em 0 a 0. O resultado garantiu ao Bahia acesso à Série B do Campeonato Brasileiro em 2008.

No fim da partida, os trios elétricos contratados para animar a festa da classificação do Bahia começavam a se apresentar no lado externo da Fonte Nova, onde estavam pelo menos 15 mil pessoas que não conseguiram comprar ingressos. Com a divulgação do acidente, as atrações foram canceladas.
Esta não foi a primeira tragédia no estádio. Em 1971, um tumulto na Fonte Nova, então superlotada, causou a morte, segundo dados do governo da época, de quatro torcedores.
Salvador é uma das cidades candidatas a abrigar jogos do Mundial de 2014. Mas a Fonte Nova não está nos planos. O projeto é a construção de uma nova arena no município.
Vítimas

Os nomes das sete pessoas mortas no desabamento do Fonte Nova são Márcia Santos Cruz, 27, Jadson Celestino Araújo Silva, 25, Milena Vasquez Palmeira, 27, Djalma Lima Santos, 31, Anísio Marques Neto, 27, Nidia Andrade Santos, 24, e Joselito Lima Jr, 26.

Nenhum comentário: