domingo, 25 de novembro de 2007

O que é noticia em 25/11/07

Salvador
Sobe para oito os mortos com queda de arquibancada em Salvador
Da Folha Online
Subiu para oito o número de mortes causadas pela queda de uma arquibancada no estádio a Fonte Nova, em Salvador. Mais dois torcedores morreram nos hospitais. A tragédia ocorreu durante a festa pelo acesso do Bahia à Série B do Campeonato Brasileiro, na noite deste domingo (25).
Segundo a polícia, parte do anel superior cedeu e atingiu os torcedores. Há outros feridos, segundo o Corpo de Bombeiros. Eles foram encaminhados para Hospital Geral do Estado e para o Hospital Roberto Santos.
A vaga na segunda divisão do ano que vem foi sofrida para o Bahia. Mesmo jogando em Salvador, o time não saiu do 0 a 0 com o Vila Nova, resultado suficiente para ficar na segunda colocação do octogonal final.
Cultural
Festival África Brasil chega a Salvador no início de dezembro
A tarde Online
Renata Carvalho/ Agência A TARDE
Martinho da Vila, Jorge Benjor, Ilê Ayê, Cheikh Lô. Essas são apenas algumas das atrações do Festival África Brasil, que acontece nos dias 2 e 3 de dezembro no Terreiro de Jesus - Pelourinho, em Salvador.
O principal objetivo do evento é aprofundar os vínculos do Brasil com países e povos da África. Nomes importantes do
cenário da música mundial estarão na capital baiana para divulgar seus pensamentos e arte.
O Festival é realizado pelo BYI Projetos Culturais, com o patrocínio da PETROBRÁS e apoio do Ministério da Cultura - através da Fundação Palmares, Secretaria de Cultura da Bahia e da Prefeitura Municipal de Salvador.


São Paulo
Parentes de vítimas de desastre da TAM protestam em São Paulo
da Folha Online

Parentes de vítimas do desastre aéreo com o vôo da TAM fazem um protesto em memória aos mortos neste domingo em Congonhas, na zona sul de São Paulo. Segundo a assessora voluntária das vítimas, Ana Bes --que perdeu uma enteada no vôo 3054-- cerca de 200 pessoas estarão no aeroporto.
"Preparamos faixas e estamos levando um pinheiro de cor preta, para simbolizar o luto no nosso Natal pelo que aconteceu no dia 17 de julho", afirmou Ana. A manifestação cobrará a construção de um memorial no terreno do prédio do setor de cargas da TAM, onde aconteceu a tragédia.

A Prefeitura de São Paulo já anunciou que pretende construir uma praça de 8.500 metros quadrados em homenagem às vítimas do acidente no local. O projeto da praça dos Ipês Amarelos será assinado pelo arquiteto Marcos Cartum, com inauguração prevista para 2008. Os parentes das vítimas, que em sua maioria moram no Rio Grande do Sul, estão em São Paulo para acompanhar o andamento das investigações sobre as causas do acidente.


Segundo Ana, o diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital, delegado Aldo Galiano Júnior, afirmou que já se pode se pode classificar como certeza duas hipóteses sobre as causas do desastre: a de que o Airbus não poderia ter pousado com o reverso pinado em dia chuvoso e de que haveria problemas no concreto da pista de aterrissagem.


Brasilia
Lula quer CPMF permanente na reforma tributária
da Folha Online

Lula quer CPMF permanente na reforma tributária
Em um esforço para tentar retomar o diálogo com o PSDB, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o ministro Guido Mantega (Fazenda) e articuladores políticos do governo no Senado a convidar os tucanos para discutir o projeto de reforma tributária que o Executivo pretende enviar ao Congresso em breve.
A idéia é tentar trocar a aprovação da prorrogação da CPMF até 2011 pela redução significativa ou completa de um ou mais tributos num amplo acordo de reforma tributária. Mais: nessa operação, a CPMF poderia virar imposto permanente, com alíquota menor, caso haja mesmo um acordo em torno da reforma tributária.
O governo argumenta que o imposto do cheque, mesmo que venha a ter reduzida gradativamente a alíquota de 0,38% para 0,30%, é um tributo fundamental para o fechamento das contas públicas e o financiamento da Saúde e de programas sociais.
Nesse contexto, uma CPMF permanente interessaria ao PSDB, que tem dois presidenciáveis na praça, os governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG). Faz sentido discutir uma reforma tributária que trocasse a confirmação em definitivo da CPMF como tributo em troca da redução ou extinção de outros.
Com razão, senadores e dirigentes do PSDB desconfiam que esse novo aceno de Lula seja abandonado depois de prorrogada a CPMF, já que o governo petista promete se empenhar por uma reforma tributária desde o primeiro mandato.
Se for apenas um factóide para prorrogar a CPMF, o resultado será o fortalecimento da ala do PSDB que bombardeia tentativas de diálogos e acordos entre tucanos e petistas.
Virado para a Lua
No governo FHC, as crises externas contribuíram para minar o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto). Lula seria tão sortudo que, no seu caso, elas poderiam ajudar a resolver problemas. No mercado financeiro, tem gente que acha que a incerteza na economia americana está tão grande que talvez o governo nem precise fazer nada para o dólar voltar ao patamar de R$ 2,00.
Pura provocação
Ao ver no noticiário que o temor de Lula buscar um terceiro mandato seguido marcou o congresso do PSDB em Brasília, petistas criaram um slogan, em tom de brincadeira: "Se o segundo é melhor do que o primeiro, imagina o terceiro [mandato]".



Espirito Santo
Advogado ferido em delegacia morre no Espírito Santo
da Folha Online

O advogado Geraldo Gomes de Paula, 63, morreu no final da manhã deste domingo após ter sofrido um traumatismo craniano na noite de quinta-feira (22), no DPJ (Departamento de Polícia Judiciária) de Vitória (ES).
Em coma, ele estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital São Lucas em Vitória. Segundo a Secretaria de Saúde do Espírito Santo, o advogado foi submetido a uma cirurgia neurológica na sexta-feira por causa do traumatismo. O advogado sofreu a lesão ao se envolver em uma confusão com policiais militares.
A versão da polícia é de que ele teria sofrido uma queda, mas familiares afirmam que os médicos envolvidos no atendimento dele teriam declarado ser impossível que uma queda tenha causado as múltiplas lesões que Gomes de Paula apresentava na cabeça.
Segundo a PM (Polícia Militar), a Corregedoria da corporação já abriu inquérito para apurar se houve agressão ao advogado por parte de algum membro. A PM também apresentou requerimento ao Ministério Público Estadual para que designe um promotor de Justiça para acompanhar o inquérito, assim como um representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Choque em parede
O incidente que levou à internação do advogado aconteceu após uma operação policial no bairro Alagoano, em Vitória, na noite de quinta-feira. Seis pessoas foram detidas e levadas para o DPJ.
Por volta das 19h, Gomes de Paula foi à delegacia para falar com um dos presos. Segundo a versão da PM, foi exigido que ele apresentasse uma identificação, mas ele teria se recusado a entregá-la, ofendendo as autoridades.
Neste momento, segundo a polícia, teria sido dada voz de prisão ao advogado e ele teria se recusado a ser preso, recuando até se desequilibrar e chocar a cabeça na parede. Com o impacto, ele teria começado a passar mal e vomitar, sendo levado às pressas pelos policiais para o hospital com suspeita de derrame cerebral.
Na sexta-feira, foi afastado pela PM um tenente que teria se envolvido diretamente na discussão com o advogado.



Mundo
Uruguai fecha totalmente a fronteira terrestre com Argentina
da France Presse, em Montevidéu

O Uruguai fechou neste domingo todas as passagens de fronteira com a Argentina por ordem presidencial, para impedir a entrada de ativistas deste país que planejavam protestar contra uma fábrica de celulose, segundo a Direção Nacional de Migrações.
A passagem de fronteira que une as cidades de Concordia (Argentina) e Salto (Uruguai), fica a 500 km ao noroeste de Montevidéu. Era o único dos três cruzamentos terrestres que permanecia aberto e foi bloqueado ao trânsito de pedestres e veículos por disposição do presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez.
"O fechamento aconteceu no início da tarde, quando o movimento era absolutamente normal e não se percebia a chegada dos manifestantes argentinos", disse uma fonte oficial, que não foi identificada.



Incêndio em Malibu já está praticamente sob controle, dizem autoridades
Da Folha Online



Após destruir 51 imóveis --incluindo 49 residências-- o incêndio que se alastrou por Malibu (Califórnia) neste sábado já está praticamente sob controle, afirmam as autoridades locais.
Um destacamento do Corpo de Bombeiros já foi desmobilizado, embora o fogo não esteja inteiramente contido. Segundo a agência Associated Press, a contenção total é esperada até a próxima terça-feira.
Desde que teve início --na madrugada de sábado-- o incêndio já destruiu 51 imóveis, incluindo 49 residências, e danificou outros 27. A área devastada é equivalente a 2.000 hectares. Estima-se que entre 10 mil e 40 mil pessoas tenham sido retiradas da região atingida. Durante os trabalhos de controle, seis dos 1.700 bombeiros deslocados para a região acabaram feridos.
O incêndio começou em uma área florestal perto de Malibu e rapidamente se propagou --impulsionado pelos ventos Santa Ana-- para mansões construídas na costa do oceano Pacífico, onde vivem muitas estrelas de Hollywood.
As autoridades locais já admitiram que o incêndio teve causas humanas, mas não concluiu se houve intenção criminosa.
A redução da velocidades dos ventos contribuiu para que o incêndio não tomasse proporções maiores. Mas o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, reativou o estado de emergência.
A comunidade local vinha se recuperando dos estragos causados pelo incêndio que devastou parte da Califórnia (4.500 hectares) em outubro. Na ocasião, oito pessoas morreram e ao menos 600 mil tiveram de deixar suas moradias.
Essa é a segunda vez em um mês que moradores de Malibu precisam deixar suas moradias.
Desde que construiu sua casa, em 1990, Glen Sunyich já viu as chamas se alastrarem pela montanhas de Malibu ao menos três vezes, mas agradeceu por sua casa ter sido poupada.
Neste sábado, na quarta vez em que sua região é castigada pelo fogo, Sunyich não teve a mesma sorte.
Sua casa estava entre as 49 que foram completamente destruídas pelo incêndio que teve início ontem e foi rapidamente espalhado pelos ventos de Santa Ana.
"Dessa vez eu perdi", disse Sunyich.
Com France Presse, Associated Press, Reuters e Efe
















Nenhum comentário: